domingo, 12 de dezembro de 2010

Filmes de baixo orçamento que aparentam ter custado uma fortuna

No inicio do mês estreou a ficção científica Skyline - A Invasão, gostei bastante do filme contando que nao tem final, mas chama a atenção por ter muitos efeitos especiais, apesar de um orçamento baixíssimo (U$ 10 milhões), seguindo a mesma linha,a baixo,compilei alguns filmes recentes que custaram pouco ou relativamente pouco, mas aparentam ter custado muito mais. Só para se criar um parâmetro de comparação, os blockbusters americanos facilmente ultrapassam os U$ 150 milhões.

300  (2006) - Custou U$ 65 Milhões, parece muito, mas se comparar com média de U$ 200 milhões que épicos do gênero costumam custar, o filme é uma pechincha, parte do motivo do preço ter sido bem a baixo do que se imagina foi o fato de não ter sido construído cenários, praticamente tudo no filme é digital.

Presságio  (2009) - Custou U$ 50 Milhões e possui muitas cenas grandiosas de catástrofes.





Capitão Sky e o Mundo de Amanhã  (2004) - Custou U$ 40 Milhões, reconstituição de época, robôs gigantes, inúmeras cenas de batalha e astros famosos, qualquer um diria que custou mais de U$ 100 milhões, mas o que barateou o filme foi o fato de, como em 300, não possuir cenários, é tudo virtual, na verdade foi o filme que lançou a tecnologia, que posteriormente foi utilizada em Sin City e 300.

Distrito 9 (2009) - Custou U$ 30 Milhões e possui criaturas criadas em CGI com um nível de perfeição que não deixam nada a desejar a produções como Piratas do Caribe e Senhor dos Anéis.

Cloverfield (2008) - Custou U$ 25 Milhões, só para se ter uma idéia, a infame versão americana de Godzilla, que possuí uma escala de efeitos parecida, custou em 1998, U$ 130 Milhões.

A Estrada (2009) - Custou U$ 20 Milhões, cria um futuro apocalíptico onde a maioria da população foi dizimada, novamente comparando com outro filme, O Livro de Eli possui um visual parecido e o que é pior muito mais artificial, mas custou U$ 80 Milhões, mesmo tendo um astro de peso no elenco, Denzel Washington, a diferença é gritante.

Kung-Fusão (2004) - Custou U$ 20 Milhões - Possui cenários imensos, e centenas de efeitos de maquiagem e explosões para simular uma espécie de cartoon live-action.

Extermínio (2003) - Custou U$ 8 Milhões e recria uma Londres totalmente destruída e infestada de zumbis.

Moon (2009) - Custou U$ 5 Milhões, o filme recria a superfície lunar onde trama se passa.

[REC] (2007) - Custou U$ 1,9 Milhões, com um trabalho impecável de maquiagem e edição de som.

Monstros (2010) - Custou U$ 500 Mil e apesar de não tentar ser tão mirabolante como Skyline tentou, o que o diretor Gareth Edwards conseguiu fazer com tão pouco é admirável.


Existem muitos fatores que ajudaram a diminuir o custo das produções, a filmagem em digital, muito mais barata que em película, a evolução dos softwares de efeitos especiais, o local de produção também ajuda, o chinês Kung-Fusão, por exemplo, facilmente ultrapassaria os 100 milhões se fosse americano, mas mesmo assim o custo em geral ainda é muito elevado, e para um filme grandioso sair barato, depende muito de planejamento e talento dos realizadores, cineastas como Stephen Sommers e Michael Bay, por exemplo, jamais conseguiriam um feito do gênero.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

- Não custa nada comentar.
- Faça críticas construtivas.
- Não desrespeite os membros do blogger.
- Assim que seu comentário for lido iremos responder.
- Obrigado pela visita e volte sempre.

  ©Budega Dos Nerds - De nerd e louco todos temos um pouco. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo